29 Quais mídias são mais didáticas para o aprendizado?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

29 Quais mídias são mais didáticas para o aprendizado?

Mensagem  glauciaegidi0 em Sex Dez 02, 2016 11:08 pm

A utilização de mídias em salas de aulas é cada vez mais frequente. Aprender com pessoas que podem estar do outro lado do mundo pode se tornar mais interessante do que abrir um livro impresso. Entretanto, quais mídias podem ser mais didáticas para o aprendizado estando imerso em uma gama de ofertas?
avatar
glauciaegidi0

Mensagens : 18
Data de inscrição : 01/12/2016
Localização : Goiânia

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 29 Quais mídias são mais didáticas para o aprendizado?

Mensagem  glauciaegidi0 em Sab Dez 03, 2016 9:35 pm

Hipóteses: Mídias e plataformas reconhecidas cientificamente; mídias classificadas por faixa etária e ou nível de aprendizado; mídias classificadas por conteúdo educativo.

A princípio é preciso analisar o que significa 'didática', pois visa-se encontrar tal característica ou recursos em mídias interativas. Além de uma disciplina do curriculum de pedagogia, didática pode ser compreendida como a 'arte de ensinar'.
Brousseau (1996) propõe o sistema didático stricto sensu ou triângulo didático, que comporta três elementos - o aluno, o professor e o saber - que são partes constitutivas de uma relação dinâmica e complexa - a relação didática - que leva em consideração as interações entre  professor e alunos (elementos humanos), mediadas pelo saber (elemento não-humano), que determina a forma com otais relações irão se estabelecer. (POMMER, 2008, p2).
Já outro autor define que: (...)  a  sistematização  e  racionalização  do  ensino,  constituída de  métodos  e  técnicas  de  ensino  de  que  se  vale  o  professor  para  efetivar a sua intervenção no comportamento do estudante. (POMMER apud LIBANEO, 1992, p.14)
Didática significa simplesmente ensinar, explicar e instruir ao aluno com técnicas de explicação para melhor formação do mesmo nos âmbitos de estudos ao que se há proposto. Ou seja, o conteúdo é planejado e  explicado visando o maior e o melhor entendimento do aluno. É preciso frisar que na didática há um foco constante no aluno visando encontrar os melhores métodos e técnicas para que o aluno alcance o conhecimento.
Assim, a mídia pode ter um papel de ferramenta para aumento da didática do professor, responsável pela transmissão do aprendizado. Entretanto, hoje em dia, vê-se na educação a substituição de professores por tutores, estando os alunos autorresponsáveis por seu aprendizado.
Hack e Negri (2008, p.2)  citam: para o professor auxiliar na construção do conhecimento, precisará estabelecer uma interlocução constante com o aprendiz através de mídias que permitam a comunicação dialogar entre as partes. A novidade não está no auxílio à construção do conhecimento pelo diálogo, mas nas múltiplas possibilidades que as TIC abrem à interação entre as partes envolvidas no processo de ensinar e aprender.
Entretanto, as mídias permitem que o foco de aprendizado seja o aluno, promovendo a autonomia do mesmo, sem necessidade de mediadores. Assim, a mídia interativa adequada acaba se moldando ao conteúdo e seu público específico para aprendizado. Por exemplo, para a educação básica, ensino infantil, é comum associar ludo mídias, aplicativos educativos com jogos, cores e formas para aprendizado. Para o ensino médio, a perspectiva muda para uma mídia já com vídeos e interatividade. Entretanto, a mídia adequada se altera também conforme o conteúdo. Por exemplo, o uso de aplicativos para aprendizado de novos idiomas, como o Duolingo, consiste em aprendizado para pessoas que têm espaços de tempo curto disponíveis; e HelloTalk, mídia que permite o contato direto com pessoas do idioma nativo, já se apresenta como um chat, em que um pode corrigir o outro, trocar áudios e imagens. Outra plataforma mais específica, no caso ensino de História e Artes, é o Google Arts & Culture. ScienceVlogs Brasil (SvBr), é uma rede on-line formada por 21 canais de vídeos hospedados no Youtube e que aborda assuntos na área de ciências. Já para plataformas que aceitam a inserção de conteúdo, com a presença de um professor, ou mediador, há o Google Classroom, e sistemas como o Moodle com ferramentas de fórum, chat e wiki (diário de bordo) que são  usadas com intuito educacional, visando troca de informações, e um espaço para análise do aluno sobre o que aprendeu.

Fonte: GOOGLE ARTS E CULTURE. Disponível:<https://www.google.com/culturalinstitute/beta/?hl=pt-BR>
GOOGLE CLASSROOM. Disponível em:< https://www.google.com/edu/products/productivity-tools/classroom/>
HACK, J. R; NEGRI, F. 2008. Capacitação Docente para o uso da mídia como ferramenta didática: um espaço de reflexão e ação. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2008/tc/429200862022pm.pdf>
POMMER, W. M; 2008. Brousseau e a ideia de Situação Didática. Disponível em:<http://www.nilsonjosemachado.net/sema20080902.pdf>
TAVARES, R. H. Didática Geral. 2011. Disponível em: < http://www.mat.ufmg.br/ead/acervo/livros/Didatica%20Geral.pdf>
avatar
glauciaegidi0

Mensagens : 18
Data de inscrição : 01/12/2016
Localização : Goiânia

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 29 Quais mídias são mais didáticas para o aprendizado?

Mensagem  jonasc em Ter Dez 06, 2016 10:32 pm

@glauciaegidi0 escreveu:A utilização de mídias em salas de aulas é cada vez mais frequente. Aprender com pessoas que podem estar do outro lado do mundo pode se tornar mais interessante do que abrir um livro impresso. Entretanto, quais mídias podem ser mais didáticas para o aprendizado estando imerso em uma gama de ofertas?
as mídias interativas têm como diferencial a possibilidade de troca contínua e imediata, estabelecendo o vínculo mais próximo entre professores e tutores com os alunos, que podem tirar dúvidas e elaborar questões de maneira similar ao que acontece no ensino presencial. A interatividade pode garantir maior engajamento do aluno, que passa a ser agente ativo no processo, visto que só há interação com a participação mútua dos envolvidos. As mídias interativas apresentam ainda a vantagem de poder agregar diversos meios em um só, como texto, áudio, vídeo e infográficos. Além de estabelecer canais de diálogo facilitados, que promovem a participação mais direta dos alunos. Portanto a uma gama de mídias interativas que contribuem para a didática em sala de aula, cabe ao educador escolhe-lás dentro do seus resultados.

 Fonte: http://portal.avantebrasil.com.br/artigos/entenda-as-vantagens-videoaula-ou-midias-interativas/
avatar
jonasc

Mensagens : 7
Data de inscrição : 01/12/2016
Idade : 37
Localização : brasilia

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 29 Quais mídias são mais didáticas para o aprendizado?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum