16 - Como identificar pontos de confiabilidade no conteúdo áudio, vídeo e escrito (etc) exposto na internet no momento da pesquisa?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

16 - Como identificar pontos de confiabilidade no conteúdo áudio, vídeo e escrito (etc) exposto na internet no momento da pesquisa?

Mensagem  gercimarmartins em Sab Dez 03, 2016 8:40 pm

Podemos afirmar que é muito fácil conseguirmos qualquer informação acerca de um assunto na internet, mas saber de fato se pode ou não confiar é um grande problema enfrentado por todos, principalmente dependendo da finalidade que terá essa pesquisa.
O SECOM – Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República do Brasil tornou público a Pesquisa Brasileira de Mídia 2014: hábitos de consumo de mídia pela população brasileira, apresentando as informações indicadas sobre a confiança da população nos diferentes meios de comunicação virtual.
O estudo mostrou que as pessoas têm confiança, principalmente, nas notícias veiculadas pelos jornais impressos. O nível de confiança na imprensa escrita é maior para 53% dos entrevistados. Já as notícias publicadas em meios digitais como sites, redes sociais e blogs detêm o menor nível de confiança para 28% dos entrevistados (BRASIL, 2014, p.82). 
É claro a observação que a maioria, ainda que conectados virtualmente, confiam mais nas informações impressas, do que as digitais. Conferir a veracidade é fundamental, mas nem sempre pode ser possível saber se realmente quem informa ter feito, pode ser verdadeiro.
A facilidade de criar, e com o poder das redes sociais, tem-se o potencial de viralizar rapidamente uma informação, e isto pode ser utilizada bem ou mal, algumas percebendo claramente a veracidade, mas outras, podendo dar dor de cabeça e gerar conflitos.
Para que o usuário, no momento de realizar uma pesquisa, garantir uma maior probabilidade da veracidade das informações as quais está levantando, pode observar alguns pontos, que não garantem 100%, mas podem minimizar um pouco a situação e gerar maior credibilidade.
Observar as informações de identificação, procurar saber quem está por trás de tal informação (fonte) é fundamental para se analisar a consistência das informações que foram levantadas. Outro fator é a confiabilidade (fontes de reputação) das informações, com que autoridade foi criado e principalmente o suporte ao usuário, existe alguém para responder dúvidas ou prestar qualquer outra informação sobre o caso em si. Estas e outras dicas podem ser levadas em consideração no momento do levantamento da pesquisa, sendo que não será uma garantia de 100%, mas é uma probabilidade maior de ter confiança no que está sendo pesquisado.


Referência:
BRASIL. Presidência da República. Secretaria de Comunicação Social. Pesquisa brasileira de mídia 2014: hábitos de consumo de mídia pela população brasileira. – Brasília: Secom, 2014.
avatar
gercimarmartins

Mensagens : 3
Data de inscrição : 02/12/2016
Idade : 23

Ver perfil do usuário http://www.gercimarmartins.adm.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum