26 - Como identificar a cultura virtual das mídias?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

26 - Como identificar a cultura virtual das mídias?

Mensagem  gercimarmartins em Sab Dez 03, 2016 8:42 pm

Vivemos cada dia um novo mundo de transformações constante com os avanços da tecnologia, e com isso, o meio digital cresce rapidamente, por tal motivo as mídias se propagam rapidamente se transformando em meios de comunicação extremamente eficientes, mas neste momento surge uma grande diversidade em identificar a cultura virtual dessas mídias.
Com o avanço dessas mídias, elas conseguem gerar no sujeito que a utiliza, algo chamado de “identidade móvel”, não é mais apenas seguido os conceitos e princípios na formação humanística, mas também no relacionamento digital de cada indivíduo.
Identificar a cultura virtual das mídias está diretamente ligada ao fato de quem, como, quando e para que, será utilizada, a finalidade da ferramenta diante do uso na sociedade virtual.
avatar
gercimarmartins

Mensagens : 3
Data de inscrição : 02/12/2016
Idade : 24

Ver perfil do usuário http://www.gercimarmartins.adm.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 26 - Como identificar a cultura virtual das mídias?

Mensagem  jonasc em Ter Dez 06, 2016 10:10 pm

@gercimarmartins escreveu:
Vivemos cada dia um novo mundo de transformações constante com os avanços da tecnologia, e com isso, o meio digital cresce rapidamente, por tal motivo as mídias se propagam rapidamente se transformando em meios de comunicação extremamente eficientes, mas neste momento surge uma grande diversidade em identificar a cultura virtual dessas mídias.
Com o avanço dessas mídias, elas conseguem gerar no sujeito que a utiliza, algo chamado de “identidade móvel”, não é mais apenas seguido os conceitos e princípios na formação humanística, mas também no relacionamento digital de cada indivíduo.
Identificar a cultura virtual das mídias está diretamente ligada ao fato de quem, como, quando e para que, será utilizada, a finalidade da ferramenta diante do uso na sociedade virtual.
Ótima resposta Gercimar, podemos referenciar com o que diz Kellner e Santaella.

 Para Kellner (2001), o termo cultura das mídias assinala tanto as formas de produção da indústria cultural quanto seu modo de distribuição, ou seja, as tecnologias. Destarte, a cultura da mídia abrangeria as interconexões entre a cultura e os meios de comunicação, designando a colonização da cultura pela mídia e constituindo-se como o principal meio para sua circulação e disseminação. Assim como para Santaella (2003), a cultura das mídias acarreta para Kellner (2001) uma série de transformações no âmbito cultural devido principalmente ao desenvolvimento dessas novas tecnologias midiáticas que conferem mais autonomia aos indivíduos, porém, ainda que isso implique numa interferência da produção e disseminação da cultura por parte da sociedade em geral, a cultura das mídias não deixa de ser “a forma dominante e o lugar da cultura nas sociedades contemporâneas” 

Da cultura da mídia à cibercultura: as representações do eu nas tramas do ciberespaço Aline Soares Lima
https://mestrado.fic.ufg.br/up/76/o/ciberespaco_representacoes_do_eu.pdf
avatar
jonasc

Mensagens : 7
Data de inscrição : 01/12/2016
Idade : 37
Localização : brasilia

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 26 - Como identificar a cultura virtual das mídias?

Mensagem  gercimarmartins em Ter Dez 06, 2016 10:25 pm

@jonasc escreveu:
@gercimarmartins escreveu:
Vivemos cada dia um novo mundo de transformações constante com os avanços da tecnologia, e com isso, o meio digital cresce rapidamente, por tal motivo as mídias se propagam rapidamente se transformando em meios de comunicação extremamente eficientes, mas neste momento surge uma grande diversidade em identificar a cultura virtual dessas mídias.
Com o avanço dessas mídias, elas conseguem gerar no sujeito que a utiliza, algo chamado de “identidade móvel”, não é mais apenas seguido os conceitos e princípios na formação humanística, mas também no relacionamento digital de cada indivíduo.
Identificar a cultura virtual das mídias está diretamente ligada ao fato de quem, como, quando e para que, será utilizada, a finalidade da ferramenta diante do uso na sociedade virtual.
Ótima resposta Gercimar, podemos referenciar com o que diz Kellner e Santaella.

 Para Kellner (2001), o termo cultura das mídias assinala tanto as formas de produção da indústria cultural quanto seu modo de distribuição, ou seja, as tecnologias. Destarte, a cultura da mídia abrangeria as interconexões entre a cultura e os meios de comunicação, designando a colonização da cultura pela mídia e constituindo-se como o principal meio para sua circulação e disseminação. Assim como para Santaella (2003), a cultura das mídias acarreta para Kellner (2001) uma série de transformações no âmbito cultural devido principalmente ao desenvolvimento dessas novas tecnologias midiáticas que conferem mais autonomia aos indivíduos, porém, ainda que isso implique numa interferência da produção e disseminação da cultura por parte da sociedade em geral, a cultura das mídias não deixa de ser “a forma dominante e o lugar da cultura nas sociedades contemporâneas” 

Da cultura da mídia à cibercultura: as representações do eu nas tramas do ciberespaço Aline Soares Lima
https://mestrado.fic.ufg.br/up/76/o/ciberespaco_representacoes_do_eu.pdf

Exatamente.
Inclusive um outro ponto muito bem elencado por Horkheimer nos mostra um ponto a ser analisado.
Porque normalmente se tem uma inovação/avanço tão rápido que acontece a "reprodução em massa", com auxilio das mídias digitais, que simplesmente geral uma 'cultura" de reprodução constante sem antes nem avaliar a credibilidade da informação. 

Obs: Gera uma cultura tão centrada em apenas reproduzir tudo, mas não uma cultura crítica para ver a importância dos fatos.

Mas o que é novo é que os elementos irreconciliáveis de cultura, arte e distração, estão subordinados a um fim e submetidos a uma fórmula falsa: a totalidade da indústria cultural. Isso consiste em repetição. Que tais inovações características são nada mais do que melhorias de reprodução em massa, não é extrínsico ao sistema. É com essa boa razão que o interesse de inúmeros consumidores é direcionado para a técnica, e não aos conteúdos – que são insistentemente repetidos, desgastados, e até parcialmente desacreditados. O poder social que os espectadores veneram se manifesta de forma mais eficaz na onipresença do estereótipo imposto pela habilidade técnica que nas ideologias obsoletas nas quais os conteúdos efêmeros persistem. (HORKHEIMER; ADORNO, 1986, p. 136).

HORKHEIMER, Max; ADORNO, Theodor W. Dialetic of Enlightenment. London: Verso, 1986.
(Disponível em http://interin.utp.br/index.php/vol11/article/viewFile/439/pdf, acesso em 6 dez. de 2016)
avatar
gercimarmartins

Mensagens : 3
Data de inscrição : 02/12/2016
Idade : 24

Ver perfil do usuário http://www.gercimarmartins.adm.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 26 - Como identificar a cultura virtual das mídias?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum