1 - Num presente onde todos tem a capacidade de criar e replicar conteúdo, como podemos separar caonfíavel do duvidável?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

1 - Num presente onde todos tem a capacidade de criar e replicar conteúdo, como podemos separar caonfíavel do duvidável?

Mensagem  Rosangela Martins em Sab Dez 03, 2016 8:45 pm

É muito difícil separar o joio do trigo, pois estamos constantemente cercados pelo mundo da informação; nem sempre é fácil reconhecer fontes de confiança. No entanto, alguns truques podem garantir que sejam encontrados conteúdos exatamente confiáveis.

1 - Pense no quão confiável você precisa que a informação seja. Os padrões de credibilidade podem variar, dependendo de como a informação será usada.
·         Se você está escrevendo um trabalho acadêmico para uma universidade, precisa ser especialmente rigoroso com as fontes.
·         Se você estiver procurando informações sobre como desentupir uma privada, pesquisar na internet pode ser o suficiente.
·         Se você está criando uma apresentação no powerpoint ou um site, é importante avaliar as fontes, e julgar quais informações devem ser incluídas, e como devem ser apresentadas.
2 - Considere o meio com o qual você está trabalhando. Geralmente, quanto mais se investe na criação e publicação de um material, o mais provável é encontrar informações confiáveis. Por exemplo, um material impresso tem um custo maior de produção do que um blog na Internet, onde qualquer um pode publicar gratuitamente.
·         Um jornal é considerado uma fonte confiável, porque cada artigo deve passar por um processo rigoroso de revisão, com muitos profissionais envolvidos. Revisão não indica necessariamente que os revisores estão de acordo com as conclusões do escritor original. Avaliadores examinam a exatidão da informação, e fazem questionamentos e críticas sobre qualquer conclusão apresentada. Eles podem discordar com o escritor em questão, mas devem confirmar que o artigo é bem embasado.
·         Isso não quer dizer que você deve evitar completamente as fontes da internet, nem que deveria confiar imediatamente em uma publicação, que pode ser altamente tendenciosa. Saiba pesar as informações.
3 - Pesquise o autor. Uma fonte é mais credível quando escrita por um autor credenciado. Se nenhum autor ou organização são citados, a fonte não deve ser vista com muita credibilidade. No entanto, se o autor estiver apresentando um trabalho original, avalie o mérito das ideias, não as credenciais. A história da ciência nos diz que os grandes avanços tendem a vir de fora da comunidade. Aqui estão algumas perguntas que você deve fazer sobre o autor.
·         Onde o autor trabalha?
·         Se ele está filiado a uma organização ou instituição, quais são seus valores e objetivos? Ele se beneficia financeiramente ao promover uma visão em particular?
·         Qual é a formação do autor?
·         Que outras obras ele publicou?
·         Que experiência ele tem? Ele é um inovador, um seguidor ou um divulgador do status quo?
·         Este autor tem sido citado como fonte por outros estudiosos ou peritos no campo?
4 - Verifique a data. Descubra quando a fonte foi publicada ou revisada. Em algumas áreas, tais como as ciências, manter-se atualizado é vital; em outros campos, como as ciências humanas, inteirar-se de materiais mais antigos é fundamental. Você pode estar pesquisando uma versão antiga de determinada fonte, que já foi atualizada. Verifique em um banco de dados acadêmico, para saber se há uma versão mais recente disponível. Caso não encontre nenhuma, você pode confiar mais na fonte usada.
5 - Investigue a credibilidade do publicador. Caso seja uma universidade, a fonte tem mais chances de ser confiável em um padrão acadêmico.
6 - Determine o público-alvo. Verifique o prefácio, sumário, índice, resumo e os primeiros parágrafos do artigo. Ele tem a profundidade e amplitude necessários para seu projeto? Uma fonte especializada demais pode levá-lo a interpretar mal algumas informações, o que é tão ruim quanto usar uma fonte não confiável.
7 - Verifique os comentários. Você pode pesquisar em bancos de dados acadêmicos atrás de comentários sobre determinada publicação. Caso o livro destine-se a um leigo, pesquise os comentários online, e veja as críticas de outras pessoas sobre ele. Se houver alguma controvérsia significativa sobre a validade da fonte, você pode preferir não usá-la, ou examiná-la com um olhar mais cético.
8 - Verifique os comentários. Você pode pesquisar em bancos de dados acadêmicos atrás de comentários sobre determinada publicação. Caso o livro destine-se a um leigo, pesquise os comentários online, e veja as críticas de outras pessoas sobre ele. Se houver alguma controvérsia significativa sobre a validade da fonte, você pode preferir não usá-la, ou examiná-la com um olhar mais cético.
9 - Se um autor for conhecido por ser emocionalmente ou financeiramente ligado a um assunto, esteja ciente de que a fonte pode não representar todos os pontos de vista possíveis. Às vezes, é necessário determinar as relações e os interesses do autor sobre o assunto.
10 - Avalie a consistência da informação. Fontes que aplicam normas diferenciadas para assuntos dos quais concordam ou não, devem ser consideradas suspeitas. Se a sua fonte enaltece um político por “atender às necessidades do seu eleitorado”, mas critica um adversário por “mudar sua posição, com base nas pesquisas de opinião”, pode não se tratar de uma fonte imparcial.
11 - Investigue os patrocinadores ou financiadores de uma pesquisa. Determine se há alguma fonte externa influenciando determinado estudo. Alguns financiamentos pode trazer influências negativas sobre a forma que determinadas informações são apresentadas.
 
Dicas:
·         Se uma fonte não passa as orientações acima, não significa que a informação contida é falsa. Isso indica que a fonte pode não ser confiável.
·         Quanto mais radicais forem as ideias apresentadas, mais cuidado você deve ter ao examiná-las.

Referências:

http://mariano.delegadodepolicia.com/ferramentas-de-pesquisa-na-internet-e-tecnicas-basicas-de-investigacao-online/ Acesso em 03/12/2016
http://www.cenp.com.br/PDF/cenp_na_midia/About924.pdf,  Acesso em 03/12/2016
http://pt.wikihow.com/Avaliar-a-Credibilidade-de-uma-Fonte. Acesso em 03/12/2016
avatar
Rosangela Martins

Mensagens : 3
Data de inscrição : 01/12/2016
Idade : 41
Localização : Quirinópolis-GO

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum